SÃO PAULO/SP – Começou a operar neste sábado, 24 de maio, a linha 844TRO Itapecerica da Serra (Jardim Analândia) – São Paulo (Metrô Capão Redondo), operada pela Viação Miracatiba, do Consórcio Intervias.
A nova linha conta com 168 partidas diárias (82 sentido Capão Redondo e 86 sentido Analândia), com uma frota de 12 veículos e tarifa de R$ 5,20.
O itinerário é o seguinte:
– sentido Capão Redondo: Estrada Abias da Silva, Estrada Comodoro, Rua Santos Dumont, Rua Monteiro Lobato, Rodovia José Simões Louro Jr (SP 214), Estrada do M’Boi-Mirim, Avenida Comendador Sant’Anna, Avenida Ellis Maas, Estrada de Itapecerica, Terminal do Metrô Capão Redondo;
– sentido Jardim Analândia: Terminal do Metrô Capão Redondo, Estrada de Itapecerica, Avenida Ellis Maas, Praça Salvador Correia, Avenida Comendador Sant’Anna, Estrada M’Boi-Mirim, Rodovia José Simões Louro Jr (SP 214), Rua Monteiro Lobato, Rua Santos Dumont, Estrada Comodoro, Estrada Abias da Silva.
A tarifa, hoje, é de R$ 5,20 e é integrada ao do metrô: na ida, o passageiro paga a passagem no ônibus e entra gratuitamente na Linha 5; na volta, o passageiro paga a passagem de R$ 5,20 ao metrô/trem metropolitano e acessa gratuitamente a linha 844TRO dentro do Terminal do Metrô Capão Redondo.
O Jardim Analândia é um bairro situado ao lado do Jardim Jacira, na Estrada Abias da Silva, que foi asfaltada a cerca de 15 anos mas ainda não tinha uma linha intermunicipal operando no trecho. Tampouco o bairro tinha uma ligação, contando apenas com as linhas municipais 2101 Jardim das Oliveiras – Hospital Geral e 2102 Serra Linda – Hospital Geral, ambas operando de passagem.
Histórico – A linha 844TRO foi aprovada pela EMTU em 2019 como Jardim das Oliveiras – Metrô Capão Redondo e substituiria a extinta 395TRO Jardim das Oliveiras – Metrô São Judas, operando exatamente no mesmo itinerário desta no trecho entre o Jardim das Oliveiras e o Jardim Ângela, de onde derivaria para o Capão Redondo. No entanto, a Prefeitura de São Paulo vetou a linha a época, alegando sobreposição a outras linhas municipais que já existiam. Agora, em 2025, com a as alterações apresentadas, a linha foi submetida novamente à Prefeitura de São Paulo, que a aprovou.
Cabe lembrar que as linhas intermunicipais, apesar de serem subordinadas à Artesp, elas precisam ter concordância dos municípios que cuidam das vias por onde a linha trafega. No caso da 844TRO, ela conseguiu aprovação das prefeituras de Itapecerica da Serra e de São Paulo.
844TRO Itapecerica da Serra (Jardim Analândia) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)
Consulte aqui mais detalhes no site da EMTU.
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